quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Papel Amigo

E então...

Vamos de novo ver se surge alguma coisa nessa minha cabecinha para ficar postado aqui.

Hoje eu estava lembrando de uma aula que tive na faculdade, quando o professor disse que o primeiro desafio do designer ( ou de outra profissão que é baseada na criatividade) é o papel em branco. Como é difícil olhar para ele ali, intacto, só esperando o seu primeiro traço, a primeira letra.
Sempre quando inicio um desenho ou um texto lembro disso, do papel em branco, e de que ele não pode permanecer assim, que ele precisa mudar, ganhar cores, traços, frases, etc.
Vocês também tem dificuldades??? Como vocês começam a criar??? Existe algum ritual??? Essas eram perguntas que me fazia nas minhas conversas comigo mesma.
Minhas ideias sempre surgem em momentos inusitados, quando acordo no meio da noite, lendo bulas de remédio... ( ééé... podem acreditar).
Tenho praticado bastante, mas mesmo assim, sempre dá uma travada e com a persistência acaba fluindo. (Uma hora eu posto alguma coisa aqui, esperem eu terminar ok?!)
É a parte mais gostosa, começar e ver que está rendendo, sentir o trabalho crescendo. É intenso, assim como penso que as coisas devem ser. Ver o trabalho pronto, e saber que foi feito com prazer, feito por gostar. É muito mais gratificante assim.
Lógico que tem os momentos de frustração, em que nada vem, nem uma ideia sem noção aparece, mas esse é o momento de relaxar, ouvir uma boa música, ou fazer outra atividade que faça bem, forçar a barra não é o melhor a se fazer, mesmo porque a tendência é odiar o que foi feito.
Então vai uma dica: Quer criar? relaxe e deixe fluir... quando for ver, já foi! E depois, mostre para o mundo.
É muito produtivo saber que pessoas viram o trabalho, que ele foi criticado ( bem ou mal), que foi comentado. E mais um processo de aprendizagem, e para quem cria, aprender é sempre muito bom.

Por hoje, eu acho que é só ( confesso que hoje não é um dia muito bom, sou mulher, sabe?! rsrrs)

Mas em breve eu volto (breve é breve mesmo, tá?! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário